quarta-feira, 27 de abril de 2016

Geografia: O Mundo Bipolar - A Guerra Fria e o Muro de Berlim

Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, os principais países envolvidos no conflito como a França o Reino Unido a Itália a Alemanha e o Japão, se encontravam em péssima situação socieconômica. As imagens de destruição nessas nações era enorme, a infraestrutura estava totalmente abalada, além da grande perda populacional. Apenas os Estados Unidos (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, apesar da destruição e dos prejuízos gerados pela participação na Guerra Mundial, conseguiram manter uma estabilidade financeira.


Após o conflito, a União Soviética anexou vários territórios, aperfeiçoou o desenvolvimento de armas nucleares, ampliou sua área de influência, além de possuir o maior exército do planeta.

Já os Estados Unidos por sua vez, destinou créditos financeiros para a reestruturação dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, ampliou suas zonas de influência e cercou-se de tecnologia para produção de armas nucleares.

Então, assim os Estados Unidos e a União Soviética se tornaram e são dois países superpotentes.

A Guerra Fria não foi uma guerra física entre os dois países, pois os Estados Unidos e a União Soviética são países com uma superpotência, e possuem varias armas nucleares... Então se esses dois países fossem ter uma grande batalha, ninguém iria ganhar, eles iriam se destruir também destruindo a vida na terra e até mesmo o mundo!.

Havia uma grande diferença entre os Estados Unidos e a União Soviética, que era o sistema político, pois os Estados Unidos era Capitalista e a União Soviética era Socialista.

Capitalismo - Tem como objetivo principal a acumulação de capital através do Lucro.

Socialismo - Tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida.



Durante a Guerra Fria, o Regime Socialista, da República Democrática Alemã, em 1961, continuaram o Muro de Berlim que também teve o apelido de (Cortina de Ferro). O Muro de Berlim possui 37 km de distância, e serviu para separar as duas áreas da cidade de Berlim, á época dividade em um setor capitalista e outro socialista.

Cortina de Ferro - É uma expressão célebre utilizada para designar o domínio da União Soviética sobre os países do leste da Europa, tal nome surgiu dr um discurso do primeiro-ministro Winston Churchill.

O fim da guerra fria foi causado pela destruição do Muro de Berlim em 1991 e o fim do socialismo.

Espero que tenham gostado do resumo, <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário